O Outubro Rosa nasceu há 10 anos, na Califórnia. Desde então, vários pontos das cidades de todo o mundo são iluminados pela cor rosa, conscientizando as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama cresce rápida e progressivamente. É uma doença que se torna mais comum em mulheres acima dos 40 anos, o que não significa que mulheres abaixo dessa idade ou os homens não podem desenvolvê-lo. Cerca de 25% dos casos incidem sobre mulheres com menos de 40 anos. E para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe 1 em homem.
O laço cor-de-rosa é o símbolo internacional de solidariedade, comprometimento e mobilização pela prevenção do câncer de mama. Quem divulga o laço cor-de-rosa está ajudando a conscientizar cada vez mais pessoas.
O câncer de mama é o resultado de um processo celular desordenado, que se transforma num tumor maligno na área das mamas. Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos e maior a possibilidade de cura da paciente.
Isso significa que é preciso identificar o tumor no início do seu surgimento, o que pode aumentar as chances de cura em 95%. A detecção precoce pode ocorrer através do autoexame e a mamografia, que é um raio-X da área das mamas.
A carga genética e o histórico familiar são as principais causas do câncer de mama, mas não são as únicas. Uma alimentação saudável, prática de atividade física e controle do peso corporal podem evitar até 28% dos casos.
Atualmente, no Brasil, o câncer de mama é o principal responsável pela morte de pessoas do sexo feminino, correspondendo a 15% das mortes por câncer entre as mulheres.
A melhor forma de prevenção é divulgar, informar e fazer o seu exame.
Use rosa pink, rosa antigo, rosa claro. Compartilhe o rosa.
Informação é a melhor forma se prevenir.
Beijocas fashionistas, Bell!
[Imagens: google.com.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário